quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Uma noite no Rio (1941)

Data: 29/09/2010
Horário: 18 hs
Local: Sindilojas                    Entrada: Franca
Sinopse: A estória gira em torno de uma dupla de artistas namorados, um norte-americano e uma brasileira, que se apresenta, no Rio de Janeiro, diante de um barão e sua esposa, ambos brasileiros. Em um dos quadros, o ator interpreta, justamente, o aristocrata. Os negócios do nobre homem vão mal, e ele viaja, às pressas, à Argentina, justamente no dia em que haverá uma importante festa em sua residência. Seus sócios decidem contratar, sigilosamente, o ator, para se passar pelo barão, sem que ninguém, nem a baronesa, perceba a troca. A namorada do ator (Carmen Miranda), ciumenta nata, acaba descobrindo a fars a, e o barão retorna da viagem antes do previsto.
O filme é a segunda produção cinematográfica em que atua Carmen Miranda nos EUA, dentro da Política da Boa Vizinhança. Apresenta elementos instigantes sobre o imaginário e a ideologia norte-americanos, quanto ao Brasil e sua posição nesse período, fornecendo subsídios para uma leitura da composição identitária desses países à época.
Mediação: Profª Drª. Adriana Duval
Questão norteadora: Que leituras se pode fazer da construção da identidade brasileira, a partir de sua relação com o estrangeiro (norte-americano)?

Novo! Siga-nos no Twitter! @s_pipoquinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário